Por que você deve fortalecer sua articulação?

Durante o treino é muito importante que as articulações também recebam atenção e os exercícios com instabilidade devem fazer parte do programa de exercícios.

Exercícios no Bosu (meia bola), nos discos, camas elásticas ou no TRX (fitas suspensas) são ideais para treinar e fortalecer os proprioceptores , os receptores que se localizam mais profundamente nos músculos, tendões, ligamentos e articulações que têm funções locomotoras ou posturais.

Esses ligamentos precisam estar bem fortalecidos para evitar lesões em caso de acidentes, como por exemplo, se você pisar em um buraco. Imediatamente eles vão “avisar” o músculo que ele precisa se contrair e, dessa forma, não lesionar.

Como esses ligamentos possuem forma irregular, como um emaranhado, precisam de um meio de balanço para serem fortalecidos já que os exercícios com esses acessórios criam um desequilíbrio controlado e, como consequência, dão mais força.

Um treino bem feito envolve treinar o organismo como um todo, incluindo os músculos, tendões e ligamentos. Lembre-se sempre que qualquer atividade deve ser feita com orientação de um profissional de educação física.