Treine o seu core sempre

Resumidamente, o core é quem mantém a gente de pé. Ele é formado pelo conjunto dos músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril e são responsáveis pela estabilização de praticamente todos os movimentos do corpo.

Além de ajudar a prevenir lesões, o core bem fortalecido garante também uma boa postura. Já o core enfraquecido, além de desvios posturais, pode acarretar em lesões como a hérnia de disco.

O fortalecimento é feito com exercícios de instabilidade que exigem equilíbrio e coordenação como o TRX, Bosu, Fitball, balance disc e até elásticos. Para aumentar o grau de dificuldade, basta aumentar a base de instabilidade.

Esses exercícios devem ser feitos constantemente, desde o aluno que está iniciando até o atleta profissional, porém, quanto antes começar a treinar, menor o risco de lesões futuras.

E tão importante quanto fotalecer, alongar essa região também é fundamental. Para atingir o core, você precisa alongar a região lombar, posteriores de coxa, flexores do quadril, oblíquos, adutores e abdutores. O encurtamento de apenas um desses músculos poderá acarretar em desvios posturais.